terça-feira, 10 de maio de 2011

Violência e Segurança Pública


A violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano, e vem assolando as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, as pessoas e principalmente, as políticas públicas, e vem amedrontado a sociedade e muitas vezes impedindo-a de realizar diversos tipos de tarefas.
Estudando a Constituição de 1988, é possível observar que nela é estabelecida a responsabilidade do Estado perante à preservação da integridade física e moral dos cidadãos. No entanto, é importante ressaltar que as pessoas  também deverão ser responsabilizadas pela preservação de diversos aspectos como: A segurança pública e a tranquilidade da sociedade, pois a violência não é apenas uma questão de Polícia, e não será resolvida com o aumento de policiais nas ruas ou com o aumento de vagas nas penitenciárias. 
Segurança pública e políticas sociais são predominantemente requisitos desejados pela população em geral, mas a falta de distribuição de renda e a implantação de políticas educacionais que possam atender as necessidades da sociedade, são questões que devem ser analisadas e aplicadas como forma de diminuição da violência. A pobreza não justifica atos violentos. Tanto o rico, quanto o pobre devem cumprir a lei e esta também deverá ser igual para todos.
De modo geral, pode-se afirmar que a violência é produto de uma sociedade desigual, onde existe a omissão dos próprios orgãos responsáveis pela solução desses conflitos, e a utilização frequente de medidas transgressoras, como o uso da força. "A banalização da morte contamina os indivíduos e o assassinato torna-se uma medida eficaz para a superação dos mais diversos conflitos." (FREIRE COSTA, 2005).


REFERÊNCIAS
  • FREIRE COSTA, Ivone. Polícia e Sociedade - Gestão de Segurança Pública, Violência e Controle Social. EDUFBA, Salvador - 2005.

Um comentário: