terça-feira, 10 de maio de 2011

Pré-Projeto

Tema
A Violência Urbana e o aumento da criminalização da pobreza na cidade de Salvador

Problemática
Quais são os limites de tolerância da violência urbana, e de que forma a atuação do poder público diminuiria a criminalização da pobreza na cidade de Salvador?

Objetivo Geral
Apresentar os motivos do crescimento demasiado da violência urbana na cidade de Salvador, procurando entender qual a participação do Estado nesta questão,ou seja, se está efetivamente presente nas suas ações ou se está ausente, e a falta de uma participação maior da população no que diz respeito a cobrança de políticas públicas para a redução da violência, já que este crescimento, encontra-se em maior nível nos grupos sociais que são mais carentes e muitas vezes vivem na marginalidade.

Objetivos Específicos
1. Entender o que significa Segurança Pública, e quais as suas responsabilidades perante as camadas populares de Salvador
2. Analisar as políticas sociais como medida de redução da violência na cidade de Salvador
3. Identificar a definição e as competências da Polícia como sistema legal de controle social, associando-o ao aumento da criminalização dos pobres.

Justificativa
A violência é produto de uma sociedade desigual, onde o Estado se omite das próprias responsabilidades sociais. A insegurança e o medo envolvem a todos indistintamente na sociedade. Para as camadas populares, a segurança pública não é apenas um problema de fácil resolução, pois estas encontram-se mais expostas a  fenômenos como: a violência
exercida por traficantes, pelo uso de drogas, pelo desemprego e pelo medo social, sentindo portanto, a necessidade de uma proteção maior. Torna-se evidente portanto, que a partir das concepções que estas camadas populares criam dentro de si sobre a violência, o envolvimento do poder público se fará por dois traços: um de defesa e o outro da rejeição, e isso terá um maior aprofundamento ao longo do blog, fazendo uma análise mais específica na cidade de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário